20 maio 2018
Investir em media digital pode ajudar a transformar o seu negócio
Investir em media digital pode ajudar a transformar o seu negócio
Sérgio Carita, Diretor-Geral da Fullsix Performance

Se está a pensar em começar seu próprio negócio ou já gere um, se trabalha uma marca ou tem uma startup, seja numa pequena ou grande empresa, todos têm em comum a mesma preocupação: como atrair mais clientes e aumentar a sua faturação. Para o conseguir terá de desenvolver uma boa estratégia de marketing que deve incluir o marketing digital e o investimento em media online.

Estamos a viver uma era de transformação digital, com a integração da tecnologia em todas as áreas de negócio e com a maioria dos consumidores a passar a grande parte do seu tempo no PC, telemóvel ou tablet. As empresas que querem acompanhar esta transformação precisam ter uma presença digital e usar as plataformas online para chegar aos seus consumidores e atrair a sua atenção, sob risco de serem ultrapassados pela concorrência e perderem clientes.

O objetivo deste artigo é mostrar-lhe as principais razões de investir em marketing e media digital mas também como fazê-lo e que ferramentas usar para ajudar a transformar o seu negócio.

5 RAZÕES INVESTIR EM MEDIA DIGITAL

1. Uma audiência global

Segundo dados do INE em 2017, cerca de 77% das famílias em Portugal têm acesso à internet e destes cerca de 79% já o fazem através de dispositivos móveis, ou seja, o meio digital é um canal que garante uma elevada cobertura e os consumidores têm acesso a informação, a produtos, serviços, compras, em qualquer lugar e a qualquer hora. Mas este é também um canal sem fronteiras, a partir de Portugal pode comunicar e vender para o mundo inteiro, criando uma escala totalmente diferente para o seu negócio.

2. Comunicação segmentada
Comunicar para uma audiência tão vasta pode custar muito dinheiro e pode levar ao desperdício se não estiver a comunicar com o target certo. É aqui que o meio digital também se diferencia, pela sua capacidade de segmentação que mais nenhum tem.
Em praticamente todas as plataformas digitais existe a possibilidade de segmentar de uma forma muito eficaz para o target pretendido, inclusive através de mensagens diferenciadas e personalizadas, que permitem aumentar a eficácia do investimento em publicidade e trabalhar com budgets mais reduzidos.
Existem inúmeras ferramentas que permitem vários tipos de segmentação, desde a geográfica, demográfica, por interesses, por hora, por dispositivo, entre muitos outros.

3. Uma loja sempre aberta, em qualquer lugar e a qualquer hora
A maioria dos negócios tem um horário de atendimento definido, durante o qual vende os seus produtos e serviços, mas o Website funciona como um vendedor 24h/dia e 365 dias por ano.
Com os utilizadores a acederem online em qualquer lugar e a qualquer hora, a campanha de media digital pode ser um gerador contínuo de tráfego ao website e em consequência de negócio para a sua empresa.
É fundamental nestes casos que o website tenha capacidade de responder às necessidades dos visitantes, ao nível de conteúdo e informação, geração de pedido de contacto ou venda online e obrigatoriamente tem de ser acessível através de dispositivos móveis.

4. Conhecer e interagir com o seu consumidor
A transformação digital que vivemos, trouxe também a mudança do próprio consumidor. Ele hoje é mais exigente, quer respostas mais rápidas, um tratamento diferenciado de acordo com as suas necessidades.
O meio digital tem essa capacidade de criar uma relação mais próxima e criar interatividade com os utilizadores. Através de diferentes ferramentas disponíveis conseguimos monitorizar as suas reações no website, nas campanhas de media, e nas das redes sociais “ouvir” o que pensam e interagir com eles. Deste modo é possível entender melhor o seu comportamento e definir uma estratégia que permita entregar a mensagem certa, no momento certo de uma forma personalizada.

5. Tudo é mensurável
O meio digital funciona à velocidade da luz quando comparado com outros canais. Tudo é imediato e quase instantâneo. Em poucos minutos consegue-se criar e ativar uma campanha de comunicação em diversas plataformas digitais, para qualquer lugar no mundo.
E nos minutos seguintes começa a receber os resultados, quantas pessoas viram o seu anúncio, quantos foram ao seu website, quantos compraram ou deixaram um pedido de contacto, de que canais vieram esses utilizadores, do Google, do Facebook, dos banners, E-mail marketing.
É o único canal de comunicação com esta capacidade, o que permite aos gestores fazer uma análise de todo o processo de uma forma simultânea, perceber a origem e retorno das diferentes plataformas e tomar as decisões para otimizar os resultados das suas campanhas. Mas para isso necessitam de ter as ferramentas e tecnologia adequadas para obter esses dados e efetuar as análises.

Estas são apenas algumas das razões porque deve investir em marketing e media digital, mas é preciso compreender que este investimento não é apenas eficaz para negócios que tenham venda online.
A maioria dos estudos refere que uma elevada percentagem de consumidores inicia o seu processo de procura de um produto ou serviço na internet, com o intuito de avaliar e comparar as ofertas, ler as opiniões de outros consumidores e no final decidir pela compra que consideram mais adequada. E essa compra pode ser online se estiver disponível no website, ou offline numa loja ou stand, como acontece por exemplo no sector imobiliário ou automóvel.

Em qualquer dos casos a media digital pode ter um papel importante nesse processo de tomada de decisão e ajudá-lo a aumentar o seu volume de negócios.

 

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