29 maio 2018
Guia Rápido de como Investir em Media Digital
Guia Rápido de como Investir em Media Digital
Sérgio Carita, Diretor-Geral da Fullsix Performance

Hoje em dia, para quem gere uma empresa ou marca a questão já não deve ser se investe ou não em digital, mas sim como o deve fazer e que recursos são necessários na sua estrutura para desenvolver esse trabalho e conseguir os melhores resultados para o negócio.

A gestão de media digital implica ter recursos especializados capazes que gerir os diferentes canais, com as ferramentas adequadas e capacidade de análise de toda a informação que vai ser gerada, de forma a tirar o melhor proveito deste meio. Se a empresa não tiver esta capacidade interna então a solução passa por recorrer às agências especializadas no mercado.

Apresento-lhe abaixo um guia rápido com técnicas e ferramentas para promover o seu negócio através de media digital:

Conheça o seu target
A base para o sucesso das suas campanhas começa aqui, com a definição clara da audiência que quer atingi pois quanto melhor conhecer o seu consumidor mais facilmente poderá direcionar o seu investimento evitando desperdício de budget, conseguirá definir os canais certos para o fazer e comunicar com a mensagem correta. Crie o Customer Journey do seu consumidor de forma a definir o comportamento dele ao longo do processo de decisão e desenvolver estratégias diferenciadas de acordo com o momento em que se encontra.

Defina objetivos claros e mensuráveis
Este passo é fundamental para depois poder definir a sua estratégia online e permitir a avaliação dos resultados. Para além dos objetivos globais do seu negócio deve estabelecer claramente os objetivos das suas campanhas digitais sejam eles notoriedade para a marca, cobertura, tráfego ao website, pedidos de contacto, vendas online, entre outros que entenda adequar-se ao seu negócio.
Esses objetivos devem ser realistas e possíveis de ser medidos, definindo também os KPIs com que pretendem avaliar a campanha e o seu sucesso.

Crie a sua Estratégia
Este é o ponto que requer um maior conhecimento e experiência do meio digital para conseguir elaborar uma ou mais estratégias que permitam atingir os objetivos e o target previamente definidos, porque existem inúmeras soluções que se podem desenvolver, baseadas em segmentações, formatos, afinidade aos canais online, tipos de compra.
Em termos macro, podemos definir duas estratégias distintas, uma focada em Branding (para atrair o cliente), que pretende acima de tudo criar notoriedade para a marca e como tal utiliza determinados canais e formatos, e outra focada em Performance (na conversão do cliente) direcionada sobretudo a objetivos diretos de vendas ou pedidos de contacto, e que utiliza canais mais eficazes na conversão como o Search ou o E-mail marketing.

Prepare o seu site para os visitantes que vai atrair
Naturalmente para podermos avançar com a comunicação online é necessário ter um website preparado para receber os visitantes. Esta é a sua montra, é o seu vendedor online e tem de ser capaz de passar a mensagem ao utilizador de uma forma clara e rápida. Construa um website com conteúdo relevante que responda as necessidades do utilizador, que tenha uma navegação fácil e que seja acessível de qualquer dispositivo.
Construa-o com as melhores regras de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, de forma a que possa ser lido pelos motores de pesquisa e aparecer na primeira página da lista de resultados quando um utilizador procurar por um produto ou serviço da sua área de negócio. Deste modo conseguirá gerar tráfego natural ao seu website sem ter de pagar por isso.
Também deve ter uma ferramenta de web analytics no website que lhe permite registar toda a informação sobre os utilizadores que visitam o website, as páginas que visitam, a sua origem, dispositivos que utilizam, ações que efetuam (por exemplo, uma compra ou pedido de contacto). Toda esta informação é fundamental para conhecer melhor o seu consumidor, mas também para avaliar o sucesso das suas campanhas. A maioria das empresas utiliza como ferramenta o Google Analytics, que é gratuita.
Se o seu website não for eficaz, todo o trabalho estratégico e todo o investimento que fizer para captar a visita dos utilizadores, vai perder-se e não irá obter os resultados pretendidos.

Promova a sua campanha online
Com os objetivos, a estratégia definida e o site preparado para receber os utilizadores, falta agora avançar com sua implementação online, o plano de meios.
Um plano de meios pode ser complexo, com diferentes meios, formatos, criatividades, o que pode ser determinante para o sucesso ou fracasso da estratégia e ações definidas. Alguns exemplos:
- quais os canais online onde vai estar presente: search, display banners, e-mail mkt, redes sociais, content mkt, compra programática, remarketing, etc,.
- que formatos vai utilizar: vídeo, banners, email, conteúdo, text links,..
- que criatividades
- quais os dispositivos: desktop, mobile
- qual a segmentação: por género, idades, região, hora, interesses,..
Utilize os dados que tem ao seu dispor sobre o seu target e defina o melhor plano de forma a cumprir a estratégia e atingir os objetivos propostos. E não se esqueça de codificar toda a campanha, através de um Ad server, para medir os resultados do seu investimento.

Meça e analise os resultados
Esta é uma das grandes vantagens da media digital, a capacidade de medir tudo o que é feito com resultados detalhados dos canais, formatos e criatividades que se utilizam na campanha. O volume de informação e de dados com que se vai deparar são imensos, pelo que é necessário definir os que são mais relevantes para a sua campanha e o seu negócio, de forma a focar a sua atenção nos dados que são realmente importantes.
Com base nos resultados que obtém das suas campanhas, e na informação que tem da ferramenta de analytics, construa o seu funil de vendas (sobretudo nos casos de campanhas de performance), identifique os problemas que existem no processo de conversão, monitorize os canais com melhores resultados e por fim otimize a sua estratégia e o seu plano de meios de forma contínua.

Em conclusão
Se tem um negócio que ainda não inclui a media digital, então repense já a sua estratégia de marketing.
É complexo? Pode ser, pela diversidade de canais que pode utilizar, pelas ferramentas e análises necessárias, pela rapidez das decisões. Mas vá passo a passo, comece com budgets mais reduzidos, teste mais do que uma vez os diferentes canais e meça o retorno desse investimento em cada um deles.
Conheça o seu consumidor, consolide a sua estratégia e seguramente irá atingir os seus objetivos de negócio.

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