04 Jun. 2018
Tem bom Google?
Tem bom Google?
Catarina Vasconcelos, Diretora Geral, LPM Comunicação

Reputação: a pergunta já não é se tem boa imprensa, mas se tem bom Google.

O que fazemos quando queremos obter informações sobre uma marca, organização, pessoa…?
Googlamos.
A Google passou de marca de referência para “o” motor de busca, e hoje já é verbo.
Sim, eu googlo, tu googlas, ele googla, nós googlamos…
3,5 mil milhões é número médio de pesquisas feitas no Google por dia.
E se googlo e não aparece, então não existe!
E se googlo e não aparece na primeira página, então não é assim tão importante...!

Quando falamos em Reputação estamos obrigatoriamente a tratar da imagem digital, da gestão eficaz das perceções sobre aquilo que nos interessa promover, seja uma empresa, um território, uma personalidade…  

Queremos gerir as perceções dos outros sobre nós e como tal temos de definir objetivos, realizar um diagnóstico, definir públicos. E, acima de tudo, criar conteúdos que consigam captar e até mesmo influenciar a atenção e o comportamento do nosso consumidor.

E isso obriga-nos a planear intervenções feitas à medida, que nos levam a enfatizar conteúdos positivos, a desvalorizar os negativos e a ocupar os lugares cimeiros dos rankings de pesquisa.

Estar bem no digital leva-nos ainda à realização de intervenções muito técnicas e específicas no mundo Web – redes sociais, fóruns, comentários, notícias, e inúmeras outras comunidades – que otimizam os nossos conteúdos e resultam na real e eficaz construção da Reputação.

Mais: a Reputação passa pela empatia, pela relação, pela relevância e pela credibilidade. A net é um mundo infinito e em permanente mutação. Satura-nos demasiada informação, não temos tempo, nem paciência! Queremos marcas fiáveis, tal como as pessoas, que sejam interessantes, que nos falem daquilo que queremos ouvir, que nos “facilitem” a vida, que vão ao encontro das nossas necessidades. Nossas! Sim, os meus interesses, as minhas necessidades!

O marketing de hoje é focado no consumidor. É ele que está no centro e a Reputação das marcas/empresas/organizações/territórios/protagonistas é um bem precioso. Decisivo mesmo!

Fala-se em valor-notícia e em content value. A Reputação online também se constrói evitando o excesso de informação. É forçoso ter foco e criar os conteúdos que o consumidor quer. O que quer e quando quer. Conteúdos valiosos, inteligentes e cirúrgicos. Para assegurarmos uma audiência com valor, e contruirmos relações. E sim, são essas relações que constroem a confiança e nos levam ao alcance dos nossos objetivos. E só assim temos bom Google.

Blog

Blog

15 Fev. 2018
Blog

O imobiliário vive dias felizes. Se 2017 foi um ano de recuperação e de crescimento, 2018 promete ser um ano de expansão e também de consolidação. Expansão para alguns segmentos de mercado e consolidação dos que cresceram no ano passado. Claro que com profissionais cada vez mais qualificados pois a concorrência assim o exige.

19 Abr. 2018
Blog

O conceito e aplicações da Inteligência Artificial (IA) estão a revolucionar a atualidade. Começando pelo reconhecimento de imagens, passando pelo reconhecimento e síntese de voz e culminando com o processamento de linguagem natural, estamos a viver um momento de democratização de ferramentas que asseguram que a IA deixou de ser um sonho e está a assumir-se como uma commodity.

21 maio 2018
Blog

Todos os projetos empreendedores começam com uma ideia. Mas afinal o que é uma ideia de negócio? E como conseguimos descobrir se uma ideia é boa ou má, antes de avançarmos com o negócio?

16 maio 2018
Blog

Decorria o final da década de quarenta quando a já então gigante da publicidade McCann, decidiu abrir uma agência pequena que pudesse trazer inovação ao negócio já instalado da publicidade. Os mercados de vendedores centrados na explicita apresentação das características dos produtos estavam prestes a mudar.

28 maio 2018
Blog

As Startups estão na ordem do dia, até pela crescente vaga de empreendedorismo que tem surgido, muito fomentada pelas universidades.

Ver Tudo

Newsletter

Receba as novidades do Business Accelerator!