19 Abr. 2018
Inteligência Artificial é Agora!
Inteligência Artificial é Agora!
Joana Carravilla, Country Manager Iberia da E.Life
A IA deixou
de ser um sonho e está a assumir-se como uma commodity

O conceito e aplicações da Inteligência Artificial (IA) estão a revolucionar a atualidade. Começando pelo reconhecimento de imagens, passando pelo reconhecimento e síntese de voz e culminando com o processamento de linguagem natural, estamos a viver um momento de democratização de ferramentas que asseguram que a IA deixou de ser um sonho e está a assumir-se como uma commodity.

O trabalho de várias décadas chega agora a qualquer empresa pelas mãos dos big five da tecnologia – Amazon, Google, Facebook, Microsoft e IBM –, que têm soluções de código aberto e serviços na nuvem cobrados por transação, permitindo que a IA se assuma como uma tecnologia ao alcance de todos.

Um exemplo simples são os chatbots, nomeadamente a plataforma que o Facebook disponibilizou para o Messenger que permite que as empresas passem a contar com uma ferramenta que lhes possibilita programar respostas e interações inteligentes com os clientes baseadas no conhecimento que já têm do seu negócio e também recorrendo a diálogos já definidos na cloud.

Seguiram-se os assistentes de voz, ou home assistants, que foram inicialmente lançados pela Amazon nos Estados Unidos no final de 2015, chegando depois ao Reino Unido, Alemanha e Áustria. Preparamo-nos, a qualquer momento, que estes assistentes tenham versões em língua espanhola e portuguesa. Espera-se que a integração dos assistentes de voz nas práticas do dia a dia represente uma revolução tão significativa como a que vivemos com os touchscreens há alguns anos atrás.

Reparem que a voz é, desde os tempos primordiais, o instrumento de comunicação de eleição do ser humano. Durante anos, as máquinas forçaram os seus utilizadores a recorrer à escrita para comunicar e desempenhar determinadas tarefas, mas, agora, com a chegada de soluções como a Amazon Echo ou a Google Home, vamos poder “conversar” com robots que nos auxiliarão nas mais variadas tarefas, prescindindo da nossa atenção visual e das nossas mãos. Falo de respostas a questões comuns, executar tarefas quotidianas como chamar um táxi, fazer compras online, tocar uma playlist, ditar uma receita, fazer uma pesquisa na Internet, aceder a um calendário, ler um e-mail ou um livro, fazer uma chamada, entre várias outras.

Mas só as empresas que avancem para o desenvolvimento de soluções de voz para os home assistants poderão assegurar o diálogo com os seus consumidores nestes dispositivos. Esta integração da IA no relacionamento com o cliente a partir do desenvolvimento de voice bots nos espaços privados de conversação one-to-one das redes sociais são o próximo passo de aplicação de inteligência artificial na “conversa” entre as marcas e os seus públicos.

Podemos concluir que o sucesso de uma empresa está sempre dependente da sua presença em multicanais, apresentando uma comunicação integrada e mensagem uníssona. A Inteligência Artificial chegou para ser integrada em vários pontos de contacto e quem a assumir, sem medos, nos seus planos de comunicação, vai estar à frente da concorrência.
A IA é o futuro das empresas e 2018 é o seu ano!

Blog

Blog

15 Fev. 2018
Blog

O imobiliário vive dias felizes. Se 2017 foi um ano de recuperação e de crescimento, 2018 promete ser um ano de expansão e também de consolidação. Expansão para alguns segmentos de mercado e consolidação dos que cresceram no ano passado. Claro que com profissionais cada vez mais qualificados pois a concorrência assim o exige.

21 maio 2018
Blog

Todos os projetos empreendedores começam com uma ideia. Mas afinal o que é uma ideia de negócio? E como conseguimos descobrir se uma ideia é boa ou má, antes de avançarmos com o negócio?

16 maio 2018
Blog

Decorria o final da década de quarenta quando a já então gigante da publicidade McCann, decidiu abrir uma agência pequena que pudesse trazer inovação ao negócio já instalado da publicidade. Os mercados de vendedores centrados na explicita apresentação das características dos produtos estavam prestes a mudar.

28 maio 2018
Blog

As Startups estão na ordem do dia, até pela crescente vaga de empreendedorismo que tem surgido, muito fomentada pelas universidades.

04 Jun. 2018
Blog

Reputação: a pergunta já não é se tem boa imprensa, mas se tem bom Google.

Ver Tudo

Newsletter

Receba as novidades do Business Accelerator!