26 Fev. 2019
Homeoffice: a distância que agiliza
Homeoffice: a distância que agiliza
Joana Carravilla, Country Manager Iberia da E.Life

Como é que se trabalha, com eficácia, fora do escritório

A Elife adotou, desde da sua fundação em 2004, o regime de trabalho flexível. Começámos com três colaboradores, em São Paulo. Como não se justificava o aluguer de um escritório, optou-se por um regime de trabalho a partir de casa, o que acabou por ser a nossa maior vitória como empresários.

Agora, que o grupo já conta com quatro empresas distribuídas entre o Brasil, Portugal, Espanha e México e mais de 400 funcionários, o homeoffice ou trabalho flexível é adotado pela grande maioria dos colaboradores: só cerca de 100 vão aos escritórios de São Paulo ou do Porto.

Do lado dos colaboradores, são várias as vantagens destacadas, nomeadamente:

› Liberdade para gerir o tempo e o local de trabalho
› Flexibilidade para criar as próprias rotinas
› Facilidade em conciliar a vida profissional com a vida familiar
› Possibilidade de trabalhar no seu próprio espaço
› Desempenho das funções sem qualquer tipo de restrição
› Possibilidade de se deslocarem à empresa sempre que necessário, mas sem ser de forma diária e por obrigação
› A distância entre o escritório e o local de residência deixa de ser um inconveniente
› Rentabilização do tempo que seria gasto no trânsito e em viagens
› Maior confiança nos colaboradores

O facto de os colaboradores estarem mais motivados e comprometidos, facilita a criação de relações de confiança, potenciando a agilidade e a otimização do processo de trabalho.

Por exemplo, a rotina de pequenas reuniões de trabalho (30 minutos em média) para ponto de situação com as várias equipas, obriga cada um dos intervenientes a preparar previamente os temas que vai abordar, assegurando assim a atenção da equipa, pares ou chefia. Dessas reuniões saiem decisões, objetivos e compromissos para as seguintes. Estes são pequenos objetivos cumpridos semanalmente eque nos permitem dar passos gigantes.

Para além destes momentos mais formais, entre equipas de uma área ou de um projeto em específico, todos estamos disponíveis online para atender qualquer questão. É por e-mail ou em call através do Hangouts que se vivem todos os desafios e se festejam todas as vitórias.

Apesar de longe, estamos todos MUITO próximos!

Blog

Blog

15 Fev. 2018
Blog

O imobiliário vive dias felizes. Se 2017 foi um ano de recuperação e de crescimento, 2018 promete ser um ano de expansão e também de consolidação. Expansão para alguns segmentos de mercado e consolidação dos que cresceram no ano passado. Claro que com profissionais cada vez mais qualificados pois a concorrência assim o exige.

19 Abr. 2018
Blog

O conceito e aplicações da Inteligência Artificial (IA) estão a revolucionar a atualidade. Começando pelo reconhecimento de imagens, passando pelo reconhecimento e síntese de voz e culminando com o processamento de linguagem natural, estamos a viver um momento de democratização de ferramentas que asseguram que a IA deixou de ser um sonho e está a assumir-se como uma commodity.

21 maio 2018
Blog

Todos os projetos empreendedores começam com uma ideia. Mas afinal o que é uma ideia de negócio? E como conseguimos descobrir se uma ideia é boa ou má, antes de avançarmos com o negócio?

16 maio 2018
Blog

Decorria o final da década de quarenta quando a já então gigante da publicidade McCann, decidiu abrir uma agência pequena que pudesse trazer inovação ao negócio já instalado da publicidade. Os mercados de vendedores centrados na explicita apresentação das características dos produtos estavam prestes a mudar.

28 maio 2018
Blog

As Startups estão na ordem do dia, até pela crescente vaga de empreendedorismo que tem surgido, muito fomentada pelas universidades.

04 Jun. 2018
Blog

Reputação: a pergunta já não é se tem boa imprensa, mas se tem bom Google.

Ver Tudo

Newsletter

Receba as novidades do Business Accelerator!