Factos e Números

All in one search

Aceda aos principais factos e números do setor imobiliário e de empreendedorismo. Pesquise por palavras-chave e/ou filtre por tema e fonte.

Filtre por Temas e Fontes

Tema

Fontes

Ano

08 Nov. 2018
Factos

De 130 euros por metro quadrado na Pampilhosa da Serra aos 2.753 euros por metro quadrado em Lisboa. É esta a amplitude de preços nas vendas de casas em Portugal no segundo trimestre do ano.

Fonte:

Jornal de Negócios / INE

05 Nov. 2018
Números

Em 2017, foram transacionados 226.617 imóveis em Portugal, mais 13,5% que no ano anterior. No toral foram investidos 24,3 mil milhões de euros no imobiliário, algo que já não era visto desde 2007

Fonte:

Expresso / APEMIP

31 Out. 2018
Factos

Se quer vender ou comprar casa em Lisboa, Porto, Amadora, Coimbra, Gaia e Funchal há uma aplicação do INE que o ajuda a saber o valor da habitação. A aplicação chama-se "Preços da Habitação nas Cidades” e poderá vir a ser alargada a mais municípios.

Fonte:

Fonte: INE

29 Out. 2018
Factos

Com a nova lei, os arrendatários passam a poder exercer o direito de preferência sobre a sua fração, mesmo que um prédio esteja a ser vendido em bloco. Com uma condição - têm de viver na casa há mais de dois anos (a lei atual estabelece três anos).

Fonte:

Fonte: Diário de Notícias

25 Out. 2018
Números

Entre Janeiro e Junho deste ano, e pela primeira vez desde há nove semestres consecutivos, os preços das casas no Centro Histórico de Lisboa registaram uma variação residual de apenas 0,1% face ao semestre imediatamente anterior, entre Julho e Dezembro de 2017.

Fonte:

Público/Confidencial Imobiliário

22 Out. 2018
Factos

Em 2017, os estrangeiros foram responsáveis por 7,7% dos imóveis transaccionados. Destaque para os franceses, que continuam a ser os não residentes que mais investem no mercado imobiliário nacional.

Fonte:

INE / Jornal de Negócios

18 Out. 2018
Números

A economia portuguesa continuou a crescer em Agosto a um ritmo estável. Este é o segundo mês em que o indicador da actividade económica estabiliza, depois de ter diminuído em Maio e Junho. Já o indicador do clima económico, com base nas opiniões dos agentes, diminuiu em Setembro após ter atingido máximos de 2002.

Fonte:

Jornal de Negócios/INE

17 Out. 2018
Factos

A medida proposta pelo PS, e já aprovada, prevê que os contratos de arrendamento tenham prazo mínimo de um ano e, não havendo dados em contrário, que se renovem por três anos.

Fonte:

Observador

11 Out. 2018
Factos

O Banco de Portugal conclui que a redução do peso do financiamento bancário nas vendas de habitação face aos níveis pré-crise é transversal às várias regiões do país mas "a sua magnitude é maior na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve". Particulares apenas financiam cerca de um terço das compras com empréstimos.

Fonte:

Banco de Portugal

10 Out. 2018
Números

O Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica reviu em ligeira alta o crescimento do PIB para 2019 e para 2020. Para o próximo ano o NECEP aponta para uma aceleração da economia de 2,3% (uma décima acima da anterior previsão). Uma revisão idêntica foi feita para 2020, de 2% para 2,1%.

Fonte:

Dinheiro Vivo / NCEP

03 Out. 2018
Números

Os bancos concederam 810 milhões de euros para a compra de casa em agosto, menos que os 919 milhões emprestados no mês anterior – em julho também se registou um recuo face a junho – mas mais 100 milhões que o valor financiado no período homólogo, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

Fonte:

Banco de Portugal

03 Out. 2018
Números

O primeiro semestre foi de recorde no que diz respeito às transações de habitação. Com 86,3 mil transações e um valor global de 11,6 mil milhões de euros, o volume destas atingiu o valor mais elevado dos últimos 10 anos.

Fonte:

FEPICOP

03 Out. 2018
Números

A Web Summit mantém-se em Lisboa por mais dez anos, anunciou Paddy Cosgrave, organizador da conferência, numa cerimónia que juntou o primeiro-ministro António Costa e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. A edição de 2018 decorre de 5 a 8 de novembro na FIL e no Altice Arena.

Fonte:

Observador

29 Set. 2018
Factos

Quase metade do dinheiro que se faz com as casas que são vendidas em Portugal realiza-se em Lisboa. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no segundo trimestre deste ano, dos €6,2 mil milhões que se fizeram com a venda de casas no país durante esse período, €2,9 mil milhões referem-se a negócios fechados em Lisboa.

Fonte:

INE

27 Set. 2018
Números

O preço médio das avaliações bancárias voltou a aumentar e a atingir novos máximos, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). 1.196 euros é o preço médio do metro quadrado, em Agosto. Não há registos de um valor tão elevado desde Setembro de 2008, último ano em que há dados.

Fonte:

INE

27 Set. 2018
Factos

A agência de notação financeira canadiana aplaude os progressos da economia portuguesa nos últimos anos, mas mostra alguma incerteza quando crescimento futuro. A DBRS diz que é preciso criar condições para aumentar o crescimento potencial e garantir assim que o crescimento é sustentável a longo prazo. Só afastando essa incerteza poderá libertar-se o travão que existe ao rating, defende a agência.

Fonte:

DBRS

21 Set. 2018
Números

No segundo trimestre do ano, os preços das casas voltaram a aumentar em Portugal, mas o ritmo de crescimento abrandou após cinco trimestres de subidas, de acordo com Instituto Nacional de Estatística (INE).

Fonte:

INE

20 Set. 2018
Números

A taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se, em agosto, nos 1,039%. Trata-se do valor mais elevado desde setembro de 2016. Subida também atingiu os novos contratos de crédito.

Fonte:

INE

Pág. 1 de 5

Newsletter

Receba as novidades do Business Accelerator!