"Líder é aquele que acredita nele, mas essencialmente é aquele que acredita na força motora de todos aqueles que o rodeiam"
"Líder é aquele que acredita nele, mas essencialmente é aquele que acredita na força motora de todos aqueles que o rodeiam"
Graça Machado - Franquiada ERA

1. Porque é que escolheu iniciar uma carreira na ERA? Fale-nos um pouco sobre o seu percurso profissional.

Um anúncio num hipermercado, um desafio, uma oportunidade de fazer carreira, de ganhar dinheiro. A saída de uma situação familiar muito difícil, em que de um dia para o outro vi-me com um único rendimento, duas filhas para criar e um marido doente. O facto de estar naquela altura, num emprego como me diziam “estável”, numa empresa de “bom nome”, mas em que o meu ordenado era o ordenado mínimo.  

Após a minha ida a uma entrevista completamente desafiante, em que me transmitiram que eu poderia seria tudo aquilo que quereria ser, dependia só de mim e do meu empenho. Foi a melhor e mais desafiante entrevista da minha vida!

Passados apenas 15 dias estava a trabalhar na ERA Rio Maior, onde os objetivos eram música para os meus ouvidos. Percebi que quanto mais trabalhar, quanto mais semear, mais probabilidade de colher existe, mais posso ganhar.

Entrei em 2006 como Comercial, em 2008 tornei-me Diretora Comercial e em 2015 comecei a exercer funções de Gerente.

2. Acredita que o facto de ser mulher alguma vez influenciou a sua carreira?

Não, tive sempre que lutar e nunca encontrei quaisquer barreiras nesse facto.

3. Como é trabalhar na ERA? E como é ser mulher na ERA?

Trabalhar na ERA é das coisas mais maravilhosas e desafiantes que me podiam acontecer! É saber que ao longo destes anos e apesar de muitos atropelos e dificuldades consegui manter a minha família unida e consegui ganhar outra família que se chama ERA Portugal!

Ser MULHER na ERA é ser respeitada, é crescer, aprender, criar relações, realizar sonhos, fazer acreditar a todos aqueles que trabalham comigo que o espírito de equipa e interajuda faz-nos ser pessoas melhores todos os dias.

4. Acredita que ainda existe um preconceito sobre o setor imobiliário ser apenas para o género masculino?

Não, e a minha história na ERA prova exatamente o contrário.

Hoje, as mulheres são pessoas mais determinadas, são pessoas que com a toda esta máquina ERA conseguem todos os dias no terreno e nas relações humanas se afirmarem e mostrarem o seu valor com atitude, sensibilidade e profissionalismo.

5. Que conselho daria às mulheres que ambicionam progredir na carreira e assumir um cargo de liderança?

Nunca desistam! Na ERA o céu é o Limite. Acreditem em vós e na vossa capacidade de trabalho.

Líder é aquele que acredita nele, mas essencialmente é aquele que acredita na força motora de todos aqueles que o rodeiam e que faz com que eles todos os dias sejam melhores, com os seus exemplos.

Graça Machado, Franquiada ERA Rio Maior

Newsletter

Receba as novidades do Business Accelerator!